Encontrar um imóvel para alugar que atenda às suas expectativas é um desafio, diante dessas dificuldades sempre aparecem oportunidades mais “fáceis”, como alugar diretamente com o proprietário. À primeira vista pode parecer menos burocrático e mais fácil de resolver, mas será que é isso tudo mesmo? Confira os riscos desse tipo de negócio!


Quais são os riscos?

Primeiramente, há muitas pessoas que veem o aluguel direto com o proprietário como uma possibilidade bem vantajosa. Muitos acreditam que o acordo feito apenas entre as duas partes pode ser mais benéfico e lucrativo para o locador e o locatário.

O problema está justamente no processo de locação, que costuma trazer grandes problemas a curto e longo prazo, causando prejuízo ao locatário e um certo desgaste na relação com o proprietário.

Quem não se lembra do famoso seriado “Chaves”, onde o seu Barriga vivia cobrando 14 meses de aluguel do seu Madruga, situação em que poderia ser despejado a qualquer momento. Para que você evite passar por esses problemas listamos os principais riscos nesse tipo de transação, confira!


Valor do aluguel e reajustes imprecisos e abusivos

O valor do aluguel não é definido apenas pelo tamanho ou tempo de construção, existem outros fatores que influenciam diretamente esse valor, como o metro quadrado, tipo de imóvel, região em que está localizado, acabamento do imóvel entre outros aspectos.

O reajuste do aluguel é feito anualmente, e muitas vezes o proprietário pode aproveitar a oportunidade para aumentar os valores, resultando em um aluguel abusivo. Dessa forma, uma negociação entre o inquilino e o proprietário nem sempre possibilita o acordo por um valor justo para ambos, além do desgaste gerado nesse tipo de situação, o inquilino pode ter de procurar um outro imóvel para morar.

Uma imobiliária e seus profissionais especializados no setor entendem com precisão a dinâmica de precificação do aluguel de um imóvel, dando segurança tanto para o locador quanto para o locatário.


Poucas opções de imóveis

Geralmente quando se encontra um imóvel para alugar direto com o proprietário, é comum que seja indicação de um amigo ou conhecido. Logo, nota-se que o anúncio desses imóveis não tem tanto alcance, sendo mais difícil encontrar um imóvel para o seu perfil, tornando necessária uma caminhada pela vizinhança para se achar uma possível oportunidade.

A busca por um imóvel sempre demanda paciência e disponibilidade para procurar, por isso, quando você conta com uma imobiliária a sua busca se torna mais abrangente, principalmente se a imobiliária que te atende dispõe de uma boa carteira de imóveis de aluguel. Além da possibilidade de conseguir parcerias para atender o seu perfil.


Desconhecimento da legislação

Um dos maiores riscos que você pode correr ao alugar imóvel direto com proprietário, é negociar sem levar em conta o que dizem as leis. A Lei do Inquilinato que protege as relações entre locador e locatário, prevê uma série de situações e determina os direitos e deveres das partes envolvidas.

Sendo assim, você não corre o risco de arcar com custos de manutenção que não sejam de responsabilidade do inquilino, por exemplo, ou de assinar um contrato com informações imprecisas ou cláusulas abusivas.

Já imaginou perceber posteriormente que você arcou com aumento do valor do aluguel que não foi amparado na lei ou que terá que fazer uma desocupação emergencial do imóvel? Com uma imobiliária você não corre esses riscos e tem clareza da responsabilidade do inquilino e do proprietário.


Agilidade na solução de problemas

Durante a locação do imóvel podem ocorrer vários problemas, como documentação, taxas indevidas, problemas de manutenção, estruturais, entre outros. Sempre que ocorrer qualquer problema com um imóvel alugado diretamente com o proprietário, é a ele que você deve recorrer. O problema é que nem sempre ele está disponível para atender prontamente o seu chamado, o que pode adiar a solução dessas dificuldades.

Com uma imobiliária, você não precisaria ir atrás do proprietário para resolver os problemas, a imobiliária existe para mediar essa relação e atender prontamente a ambos.


Relacionamento

Quando não tem alguém para intermediar essa relação, todas as tratativas desde o contato, fechamento, pagamento do aluguel, os problemas durante a locação e a desocupação do imóvel, serão sempre tratadas diretamente com o proprietário. Dessa forma, com o passar do tempo muitas situações podem desgastar o relacionamento entre o inquilino e o proprietário, como a forma de pagamento (muitas vezes pagando em espécie, gerando incômodo), visitas indesejáveis, demora em resolver problemas de manutenção do imóvel, taxas indevidas, entre outros.


Risco de golpe

O sonho de mudar para um novo imóvel pode acabar mal caso você firme um contrato, deposite a caução de garantia e perceba que o proprietário nunca mais dará sinal de vida. Já imaginou a frustração e o prejuízo?

Esse é um dos cenários possíveis quando se fala de golpes de aluguel, mas ainda existe a chance de você realizar a locação de um imóvel já locado e até de um imóvel que não existe no endereço informado. Também há chances de a outra parte falsificar nome e documentos, dificultando, inclusive, que você acione a Justiça em busca dos seus direitos.

Alugar direto com proprietário é, portanto, um risco, uma vez que você está realizando uma negociação importante com uma parte que você desconhece. O ideal é confiar em uma imobiliária de boa reputação no mercado e não cair em armadilhas.



Conte com o suporte de uma imobiliária

Sendo assim, é possível concluir que, apesar de ser uma prática bastante comum, fazer a locação de um imóvel por conta própria é uma decisão nada segura para o locador e para o locatário. Como visto, ela gera riscos que envolvem a relação entre as partes, o pagamento, o cumprimento da lei, o valor do aluguel, o cumprimento de obrigações e a vistoria.

Portanto, ao invés de fazer um aluguel direto com o proprietário, contratar uma imobiliária é sempre a melhor opção. A Êxito Netimóveis tem muita experiência no mercado imobiliário, principalmente no área do aluguel, temos uma equipe especializada e uma estrutura preparada para atender as necessidades do locador e do locatário.

Depois de conhecer os riscos de alugar direto com proprietário e entender as vantagens de alugar com uma imobiliária de confiança, aproveite e clique aqui para conferir os imóveis para alugar em Brasília e escolha o seu!



Gostou do nosso post? Então não deixe de curtir a nossa página no Facebook e o nosso perfil no Instagram, lá você fica por dentro de todas novidades e informações do mercado imobiliário, além das ótimas ofertas de imóveis que aparecem por lá.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sixteen + nineteen =

× Como posso te ajudar?