Vale a pena contratar uma imobiliária para Aluguel?

Uma dúvida comum na hora de locar um imóvel é se ele dá conta de fazer todo o processo de locação sozinho ou se vale a pena contratar uma imobiliária. Muitas pessoas não veem tanto valor na comissão paga a corretores e imobiliárias.

No entanto, quem já viveu a experiência de alugar por conta própria sabe o tamanho da dor de cabeça que um imóvel – e um inquilino – podem causar. Na hora de decidir, se atente então para as seguintes questões:

Leia também; Apresentação Êxito|Netimóveis

Rapidez e eficiência na locação

Toda aquela divulgação que já mencionamos: por onde começar?

Quando se está sozinho nessa, é preciso  pesquisa e investimento para anunciar de forma satisfatória. Fazer as fotos, preparar a descrição, escolher os portais, pagar para utilizá-los e aprender a anunciar nessas plataformas é um trabalho que se deve pesar nessa decisão.

As imobiliárias mais inovadoras, sabem o que fazer para gerar um bom resultado de forma mais rápida.

Escolha uma imobiliária que já provê o serviço de fotos profissionais e o anúncio nos portais sem cobrar taxas extras. Assim, o custo-benefício aumenta para você e garante que seu imóvel não vai ficar parado gerando custos de manutenção.

Serviços

No caso de fechar com uma imobiliária, se informe sobre todos os serviços: se haverá atendentes dedicados a lidar com locatários, como pode fazer a visita no seu imóvel, quanto tempo ele precisa esperar até marcar essa visita, quais taxas e comissões serão cobradas e se todos os valores pagos serão repassados e em qual período…

Além disso, é necessário rapidez no contato: de nada adianta todo esse esforço se você (ou a sua imobiliária) não tem tempo para atender a essa demanda.

É importante saber exatamente quais serviços estão previstos no contrato de administração e quais os custos relativos a estes.

E tem mais: após fechado o negócio, você terá tempo de lidar com as demandas, reclamações e problemas do cliente?

Certifique-se que quem irá atendê-lo durante o contrato – seja você ou algum funcionário da imobiliária – tenha disponibilidade e conhecimento para lidar com o locatário da melhor forma.

Um fator importante na contratação de uma imobiliária é a transparência dos serviços e cobranças realizadas, por isso avalie corretamente a escolha da empresa. Busque informações sobre a  experiência com outros clientes, isso é facilmente encontrado em uma rápida pesquisa na internet.

Contratar Imobiliária

Contrate uma imobiliária

Questões legais

Vistoria, contrato, rescisão, cobrança de multas ou despejo: você está preparado para enfrentar essas questões?

Imagine se o locatário pare de pagar as contas de luz, deprede o seu imóvel ou não aceite deixá-lo? Já pensou em entrar na justiça para que o locatário desocupe sua propriedade, restitua os danos causados a ele ou te pague o que deve? Esses fatores fazem valer a pena contratar uma imobiliária com o perfil e conhecimento do seu imóvel e seu conforto.

São várias as cláusulas, leis e precauções legais que se pode tomar para evitar que você saia no prejuízo.

Um exemplo é a Lei 8.245/91, popularmente conhecida como Lei do Inquilinato, que estipula o que são deveres e direitos para o proprietário e seu inquilino.

Vantagens

Ao contratar uma imobiliária que observe se seus direitos serão cumpridos e assegurados em qualquer disputa, já é um grande peso tirado dos ombros. Além disso, ela vai cuidar da vistoria, da análise de ficha do locatário, de seu contrato e se encarregar de todos esses trâmites com os quais você pode não estar acostumado.

Pesquise bem para descobrir se a imobiliária com quem você está fechando realmente possui conhecimento nesse sentido, pois esta uma das maiores vantagens de contratar alguém para auxiliar com o aluguel do seu imóvel.

Outro fator importante a ser considerado é o conhecimento da região onde está localizado seu imóvel, pois isso dará maior liquidez e segurança a locação, pois a imobiliária terá conhecimento do valor correto de avaliação do valor do aluguel.

Garantia de pagamento

É natural que, ao alugar seu imóvel, você conte com o dinheiro referente a ele na sua conta todo mês. Para garantir esse pagamento, é comum que o locatário apresente um fiador, pague seguro-fiança ou título de capitalização ou outra modalidade.

A maioria dos locatários têm dificuldade em conseguir fiadores ou desembolsar o dinheiro para o título de capitalização. Além de ser uma grande quantia para o inquilino, todo esse processo é demorado e, no caso do cheque-caução, o valor desembolsado só cobre um curto período de tempo em caso de inadimplência.

Seguro Fiança

O seguro fiança é uma opção interessante para quem decide fechar com imobiliárias que asseguram esse benefício.

A principal vantagem é clara: garantia do aluguel em dia, mesmo em caso de inadimplência por parte do inquilino. Outro ponto positivo é que, eliminando custo, risco e burocracia para o locatário, é mais fácil que ele feche logo com você.

Cartão de Crédito

Outra modalidade de garantia que tem agilizado o processo de locação é a garantia por meio de cartão de crédito, onde é cobrada uma taxa pela empresa que fornece a garantia.

Esse serviço tem se mostrado bastante ágil e seguro, facilitando a contratação rápida do aluguel.

Outros tipos de Garantia

A Êxito|Netimóveis oferece 5 opções de garantia locatícia, dando assim a condição de o inquilino escolher a mais barata e ágil para realização da contratação.

Veja as opções; Critérios e Garantias

Venha conversar com a gente e saiba o porquê vale a pena contratar uma imobiliária para aluguel.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − ten =

× Como posso te ajudar?