Ao realizar a compra de um imóvel, na maioria das vezes, as pessoas se submetem a longos prazos para pagamento, logo não faz sentido imaginar inicialmente que o imóvel será vendido antes do término do financiamento. Porém, nem tudo acontece de acordo com o planejamento e pode sim acontecer de precisarmos vender, nesse momento é que surge a dúvida: É possível vender um imóvel antes de quitar o financiamento?

Então para tirar as suas dúvidas sobre o assunto, continue lendo o nosso post!


Afinal, posso vender um imóvel financiado?

Primeiramente, vamos começar pelo lado positivo: sim, você pode vender um imóvel financiado, mas é preciso entender que essa operação tem algumas particularidades comparada à venda de um imóvel próprio.

Antes de mais nada, a relação do imóvel com o banco tem que estar clara. Quando você decide comprar um imóvel por meio do financiamento, você não se torna o dono dele. O banco é o proprietário, o imóvel só será seu depois que você terminar de pagar o financiamento. Dessa forma, mesmo podendo vender o imóvel, o banco precisa ser informado e participar de todo o processo.

Saiba por que comprar com uma imobiliária – CLIQUE AQUI


Como funciona a venda de um imóvel financiado?

A forma como esse processo se desenvolve depende da forma de pagamento adotada pelos compradores do imóvel. Da mesma forma que você, quando comprou o seu imóvel, o comprador tem como optar por:

– Pagamento à vista;
– Financiamento.

E essas opções precisam ser analisadas individualmente, pois cada uma delas vai precisar de um procedimento diferente.

Venda por meio do pagamento à vista

No caso do pagamento à vista, é necessário que o valor ainda pendente seja quitado com o banco responsável pelo financiamento. O vendedor precisa entrar em contato com o banco responsável pela transação e pedir o valor pendente atualizado, o pagamento deve ser feito com o dinheiro que entrará com a venda do imóvel; dessa maneira, é possível quitar o apartamento sem prejuízos.

É muito importante lembrar que o vendedor só receberá a diferença do valor da venda, pois o restante já terá sido usado para quitar a sua dívida com a instituição financeira. Logo após, a instituição financeira poderá emitir uma declaração de que o imóvel está quitado e sem pendências, amparando o vendedor e o comprador pelo resto de todo o processo. Dessa forma, também é necessário que seja feita uma averbação do imóvel em cartório para transferir o imóvel para o comprador o tornando oficialmente o novo proprietário.


Venda por meio do financiamento

Outra forma de concluir a venda é quando os novos compradores fazem um financiamento imobiliário. Ele pode ser ou não concedido pelo mesmo banco onde o imóvel estava sendo financiado até então.

Nesse caso, o banco credor do imóvel vai apurar o saldo devedor em aberto. Os compradores deverão assinar um contrato de financiamento com sua instituição credora de preferência (e com os vendedores). Esse novo banco credor vai transferir o dinheiro relativo à dívida diretamente ao primeiro banco responsável pelo financiamento do imóvel.

Com isso, o débito até então existente ficará extinto, e o imóvel será alienado ao novo banco credor. Para que a operação seja concluída, é necessário que o novo contrato de financiamento seja registrado no Cartório de Registro de Imóveis. É nesse momento que o restante do valor do imóvel (que extrapola o saldo devedor em aberto) é pago pelo novo credor aos vendedores do apartamento.

Se o banco credor da primeira operação for o mesmo do segundo financiamento, o contrato assinado entre compradores, vendedores e instituição financeira vai estabelecer que uma parte do valor do financiamento será destinado à quitação da dívida inicial.

Temos várias opções de imóveis para venda na Asa Norte – CLIQUE AQUI
Temos várias opções de imóveis para venda na Asa Sul – CLIQUE AQUI


Quais os riscos?

Existe uma prática muito comum, porém muito arriscada que é conhecida popularmente como “Contrato de Gaveta”, onde você vende o imóvel através de um Contrato de Cessão de Direitos e o comprador continua a pagar as prestações em seu nome. Este contrato não pode ser levado ao registro do imóvel.

Expedientes como esses podem trazer inúmeros transtornos tanto para quem vendeu como para quem comprou o bem em questão. Alguns exemplos dos problemas que podem existir: o comprador deixar de pagar as prestações, fazendo seu nome ser protestado e executado; a morte de qualquer um dos dois, deixando a família desprotegida, além de alguns outros.

Lembre-se: o banco continua sendo o “dono” do imóvel enquanto ele estiver financiado. Portanto, qualquer contrato de venda do apartamento precisa ser assinado por ele, caso contrário, não possui total validade.


E um imóvel com parcelas do financiamento em aberto?

Sim, é possível. De certa forma essa é uma alternativa que pode ajudar aqueles que fizeram o financiamento e por algum motivo, não estão em condições de cumprir com suas obrigações. É uma transação que também abre brecha para o comprador, pois ele terá maior poder na negociação devido aos fatores que envolvem o processo.



A venda de um imóvel financiado é um processo que exige uma burocracia maior e muita confiança, por isso busque profissionais experientes que possam auxiliar tudo de perto.

Gostou do nosso post? Então não deixe de curtir a nossa página no Facebook e o nosso perfil no Instagram, lá você fica por dentro de todas novidades e informações do mercado imobiliário, além das ótimas ofertas de imóveis que aparecem por lá.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − two =

× Como posso te ajudar?