Ao colocar um imóvel para alugar, uma das principais preocupações do proprietário é que ele não fique parado por muito tempo, certo? O ideal é conseguir alugá-lo com agilidade e por um valor rentável, entretanto, alguns problemas podem impedir que você consiga fechar negócio com rapidez.

Neste post apresentamos tópicos a serem observados, que servem como parâmetro para uma boa experiência imobiliária, passando por todas características da administração de imóveis, esperamos ajudá-lo em sua jornada. Continue conosco e confira!


O que é a administração de imóveis?

Trata-se do serviço prestado a partir da assinatura de um contrato entre o proprietário e uma imobiliária. Neste acordo, a pessoa confere à empresa a gestão de sua propriedade ou a coordenação dos negócios que envolvem seus interesses no ramo imobiliário, pagando uma taxa pelo trabalho desenvolvido.

Dessa forma, esse serviço consiste em delegar a profissionais especializados no assunto, várias funções como contratar e gerir a locação. Isso envolve, orientar o contrato, fornecer informações a respeito do mercado imobiliário, ou seja, avaliar o preço correto e mais rentável para o seu imóvel. Além do anúncio, avaliação cadastral dos futuros locatários, vistorias, prestação de contas entre outros aspectos do serviço imobiliário.

Guia do locador – CLIQUE AQUI
Vale a pena contratar uma imobiliária? – CLIQUE AQUI


Quais os itens a serem avaliados no momento de escolher a imobiliária?

Veja as principais características a se observar na administração imobiliária:


A experiência

A administração de aluguéis requer conhecimento técnico em várias áreas: jurídica, manutenção e principalmente de pessoas. Nessa hora é que a experiência conta ainda mais, pois a imobiliária trata essencialmente de pessoas e suas expectativas, sempre observando o compromisso e indicando o caminho de uma locação equilibrada.


A região atendida

O conhecimento da região onde está localizado é primordial para o entendimento e atendimento do público interessado na locação do seu imóvel, por isso observe se a imobiliária possui identidade com a região.


A avaliação dos clientes

A internet tornou as relações mais claras e mais fáceis de avaliar com quem estamos trabalhando. Não deixe de pesquisar a opinião dos clientes sobre a imobiliária que você pretende contratar.


Os trabalhos desenvolvidos para alugar

A imobiliária deve mostrar para você o fluxo de trabalho desenvolvido para a locação do seu imóvel, planejamento. Fluxo e controle devem fazer parte constante de uma administradora de locação, sempre tendo uma relação transparente com você.


Como a imobiliária avalia o pretendente

A análise de cadastro do pretendente à locação vai muito além da leitura do formulário. Baseia-se na interpretação do perfil de consumo e capacidade de pagamento que, em conjunto com as informações de serviços de crédito, fazem uma escolha mais assertiva na escolha do inquilino certo para o seu imóvel.


Garantias exigidas

Segurança. Essa palavra é importante para quem disponibiliza um imóvel para locação. Então, não deixe de saber quais são as garantias que a imobiliária trabalha para a sua segurança.


Quais as rotinas de serviço da imobiliária

A locação de um imóvel requer rotinas constantes para o controle e manutenção de uma locação sadia, e é importante você saber exatamente quais são estas rotinas da imobiliária administradora.


E o meu imóvel como será apresentado?

Pergunte, e se possível mencione em contrato com a imobiliária, quais são as mídias de publicidade que serão utilizadas para a publicidade do aluguel do seu imóvel. A maneira correta de apresentação do seu imóvel é importante antes e durante a locação, pois a identificação e comunicação com o público ideal para o seu imóvel irá melhorar a rentabilidade de seu aluguel, diminuindo o tempo de desocupação e obtendo o preço justo pela locação. Atualmente a internet tem sido o caminho mais comum de publicidade, mas mídias como faixas, panfletos e o tradicional boca a boca ainda funcionam muito bem.


Vistoria, um dos grandes cuidados

Um relatório do antes e depois sobre o estado de conservação do seu imóvel é importantíssimo, pois formaliza a responsabilidade quanto à manutenção. Solicite informações à imobiliária sobre como é feita a vistoria do imóvel e em que momento é realizada.


Prazo de locação

Verifique qual o prazo padrão do contrato de locação. Os mais comuns são 12, 30 e 36 meses – e lembre-se de que durante esse prazo o seu imóvel estará comprometido pela locação.


Manutenção – Quem é quem na hora de manter o imóvel

A avaliação das solicitações de manutenção é um fator de equilíbrio na relação entre inquilino e locador, por isso a imobiliária deverá orientá-lo a cada solicitação sobre a responsabilidade em cada reparo e conferir se a manutenção foi realizada de maneira correta. Avalie se a imobiliária possui parceiros que realizem a manutenção do imóvel e possuem experiência para a realização dos serviços que porventura surjam.


Imposto de renda

As informações necessárias para a declaração de imposto de renda anual sobre o aluguel são fornecidas pela imobiliária de que forma? Quais são as prestadas pela imobiliária?


Tempo e movimentos – Prazos de contrato, desocupação, reajustes e revisionais

Quando você disponibiliza um imóvel para locação, deve ter em mente o tempo que este imóvel ficará locado, então, pergunte à imobiliária sobre o tempo de vigência padrão dos contratos de locação que ela pratica. Assim, você poderá se programar melhor sobre o seu patrimônio.

A maioria dos prazos relativos à locação estão expressos na lei de forma clara, porém, é importante que você questione como a imobiliária pratica esses vencimentos.


Assistência legal

Esse é o tipo de assunto que evitamos, mas é necessário que você pergunte à imobiliária se ela possui advogados contratados ou assistência de um escritório de advocacia para orientação durante a locação. Não esqueça de esclarecer quem é a responsabilidade sobre os custos em caso de cobrança, despejo ou outras ações necessárias.


LGPD – A sua privacidade é importante

As administradoras de imóveis tratam com muitas informações sensíveis, renda, endereço, documentos pessoais e outros, por isso pergunte se a empresa está adequada à Lei Geral de Proteção de Dados e se seus colaboradores recebem treinamento sobre o assunto.


Sabemos da importância desse bem, que é o patrimônio de toda uma vida. Por isso, a administração imobiliária para nós, é um compromisso pessoal que transcende o imóvel. Em que pesem dúvidas, após a leitura integral deste post, pedimos para entrar em contato que responderemos com a maior brevidade possível.




Gostou do nosso post? Então não deixe de curtir a nossa página no Facebook e o nosso perfil no Instagram, lá você fica por dentro de todas novidades e informações do mercado imobiliário, além das ótimas ofertas de imóveis que aparecem por lá.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + 12 =

× Como posso te ajudar?