Já imaginou como é morar no Sudoeste, um bairro com ampla infraestrutura e muitas opções voltadas para educação, cultura e lazer? Talvez ele seja perfeito para você.

Com uma vasta gama de ofertas também na área comercial, o Sudoeste foi criado em 1980 e ainda está em expansão. Isso acontece de modo a fazer com que todos os moradores consigam cada vez mais conforto, qualidade de vida e segurança.


História do bairro

Essa região administrativa não está sozinha. Na verdade, ela é dividida entre o Setor Sudoeste e o Setor Octogonal. O espaço foi idealizado pelo urbanista Lúcio Costa quase 30 anos após o nascimento de Brasília em 1960.

O Sudoeste chegou em 1989, com o projeto Brasília Revisitada, mas só começou a ser habitado em 1993, quando foram construídos os primeiros prédios da região. Nessa época, o Sudoeste fazia parte do Cruzeiro. Só dez anos depois a região se tornou independente.

​​Nos dias de hoje, o Sudoeste possui uma população de aproximadamente 55 mil habitantes, sendo um dos pontos da cidade com maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

Com cerca de 53% de seus habitantes atuando como funcionários públicos, o bairro assume características de pessoas com um alto poder aquisitivo, permitindo que o ambiente ofereça mais qualidade de vida. 

Tudo isso faz com que o IDH seja ainda mais elevado, podendo até mesmo ser comparado com o índice obtido pela Noruega.


Morando no Sudoeste


A localização é um dos grandes atrativos e as quadras seguem o modelo do Plano Piloto, com as mesmas regras de área tombada. São 14 superquadras, com a sigla SQSW. Pro comércio local, CLSW.

Como já mencionado, o Sudoeste possui uma população formada por mais de 50 mil habitantes, sendo que sua maioria são mulheres. Com relação à idade, a maioria possui entre 25 e 39 anos.

Além disso, outro ponto importante é o fato de a maior parte dos moradores serem formados por casais, famílias ou pessoas em situação de união instável, que faz com que a região tenha características de mais tranquilidade e menos badalação.

Atualmente, o comércio do bairro é um dos que possuem maior diversificação de todo o DF, apesar de ter começado com menor impulso durante a criação da RA.

Na avenida principal de acesso é possível encontrar academias, bancos, supermercados e padarias, mas por todo o bairro os moradores têm acesso a esse tipo de empresas, além de um hospital, diversas escolas, postos de combustíveis, lanchonetes, restaurantes e muito mais!

Quanto ao transporte público, o Sudoeste não possui estações de metrô, mas conta com diversas linhas de ônibus urbanos que circulam pela região, para levar os moradores ou visitantes até diversos pontos da cidade.

Agora, devido ao alto poder aquisitivo dos residentes desta RA, o maior volume no transporte é por meio de automóveis, sendo que os ônibus são muito procurados por estudantes e trabalhadores do bairro. E com relação à moradia, existem diversos condomínios fechados que contam com estacionamentos, segurança privativa, áreas de lazer e um amplo centro comercial ao seu redor, onde é possível encontrar também o Terraço Shopping, que possui mais de 140 lojas de diferentes segmentos, para o maior conforto da população local.


O que fazer no Sudoeste

No Sudoeste você encontra bons restaurantes e bares famosos e movimentados, como o Piratas Bar e o Primeiro Cozinha de Bar. Hambúrguer é lá mesmo: Bulls, Brazilian American Burgers, The Black Beef, Hum!Burger e Genuína são algumas das hamburguerias da região. Além de estar muito perto do Parque da Cidade o Sudoeste ainda conta com o Parque Bosque Sudoeste onde os moradores possuem boas opções de lazer.

Temos várias opções de imóveis para venda e locação no Sudoeste – Clique Aqui.


Gostou do nosso post? Então não deixe de curtir a nossa página no Facebook e o nosso perfil no Instagram, lá você fica por dentro de todas novidades e informações do mercado imobiliário, além das ótimas ofertas de imóveis que aparecem por lá.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − fifteen =

× Como posso te ajudar?