O que você precisa para alugar um imóvel?

O que você precisa para alugar um imóvel?

A verdade é que alugar um imóvel pode trazer grandes vantagens, entre elas o tempo de se planejar para comprar uma casa própria ou até mesmo a flexibilidade de mudar-se quando quiser

Alugar um imóvel pode trazer muitos benefícios e também gerar muitas dúvidas, afinal, algumas pessoas pensam que alugar um imóvel pode ser perda de tempo ou dinheiro.

Benefícios da locação 

Flexibilidade 

A locação pode ser mais flexível, isto porque atualmente está cada vez mais comum mudar para locais mais próximos da universidade, faculdade ou da família. Além disso, o contrato de uma locação possuem prazos curtos de duração e pode ser renovado facilmente, se você pensa em fazer uma mudança, não é necessário se preocupar com a burocracia.

Custos em reformas e manutenções 

Além disso, outro benefício da locação é que todos os custos de manutenções e reformas de imóveis é responsabilidade do proprietário, ou seja, o inquilino não precisa se preocupar com custos extras.

Documentos necessários

Por isso, separamos um checklist de documentos para pessoas físicas e jurídicas para não ter erro na hora de fazer a locação! Além do mais, pode de haver uma alteração na solicitação de alguns documentos, isso é de acordo com cada imóvel.

Quando o locatário é pessoa física, são necessários os seguintes documentos:

-Cópia autenticada de RG e CPF;

-Cópia autenticada de RG e CPF do cônjuge, se houver;

-Certidão de casamento, óbito ou divórcio, se for necessário;

-Comprovante de renda mais de três vezes o valor do aluguel, lembrando que a renda pode ser composta;

-Comprovante de residência;

– Declaração do Imposto de Renda;

-Ficha cadastral exigida pela empresa locadora.

Quando o locatário é pessoa jurídica, são necessários os seguintes documentos:

-Contrato social e alterações contratuais;

-Cartão de CNPJ;

-Último balancete da empresa assinado pelo contador registrado no CRC;

-Ficha de inscrição municipal ou estadual;

-Declaração de Imposto de Renda da empresa;

-Comprovante de endereço da empresa;

-Ficha cadastral exigida pelo locador;

-Cópias autenticadas de RG e CPF dos titulares da empresa;

-Certidão de casamento dos titulares, quando houver;

-Comprovante de residência dos titulares.

-Documentos exigidos para o fiador de pessoa física

Já para fazer a locação o inquilino pode escolher a modalidade de apresentar um fiador, então, o mesmo precisa ter um imóvel quitado sem irregularidades, para isso é necessário algumas papeladas a mais. São elas:

-Certidão de ônus reais;

-Cópia do último IPTU do imóvel de garantia;

-Documentação completa do cônjuge, quando houver.

-Documentos de comprovação de renda

Acesse aqui nossas fichas cadastrais – clique aqui

Quanto custa alugar um imóvel 

Para quem está começando a buscar um imóvel de locação, é importante saber que o preço pode variar. Separamos alguns desses fatores para ajudar você a fazer e escolha certa!

Localização 

Visto que a localização é um dos principais motivos que podem afetar o preço do aluguel. O preço por metro quadrado dos imóveis varia conforme a região da cidade em que eles estão localizados por causa de dois pontos fundamentais:

Infraestrutura do local: quanto mais praticidade o bairro tem, mais caro fica o aluguel;

Imóveis em regiões nobres, com acessos a centros comerciais, atividades culturais e transporte público tendem a ser mais caros;

Mais interesse por um imóvel: quando uma região tem muitas buscas, mais caro fica o preço do aluguel.

Tamanho do imóvel 

Fazer a locação de uma casa ou um apartamento com um cômodo sai mais em conta do que um imóvel maior. Além de  imóveis que possuem espaços adicionais como garagem, área de serviço ou de lazer, encarece o preço do aluguel.

Estrutura do local 

Alguns detalhes da estrutura também podem influenciar em seu preço. Imóveis que oferecem pé direito mais alto — maior distância entre o chão e o teto, por exemplo, podem incluir esse fator no preço final, uma vez que são mais visados.

Conservação 

Imóveis com menos tempo possuem um preço de locação mais alto que imóveis antigos. Tudo depende do estado de conservação: o local passou por alguma reforma recentemente? Há algum item na infraestrutura que pode gerar despesas no futuro, como vazamentos ou falhas na pintura?

Momento do mercado imobiliário 

Lembra que falamos sobre a demanda por imóveis no primeiro item desta lista? Pois é, ampliando a análise para o mercado imobiliário, a movimentação no segmento também é determinante para os custos do aluguel.

Por isso, se o mercado está em um momento de baixa demanda, por exemplo, com um alto número de imóveis disponíveis para locação, o preço do aluguel vai se ajustar a essas condições. Isso porque os proprietários vão preferir alugar por preços menores do que deixar seus imóveis vazios. Por outro lado, em momentos de alta procura e poucas unidades disponíveis, o preço do aluguel tende a subir, pois haverá mais pessoas dispostas a pagar mais caro.

Cuidados ao alugar um imóvel 

Faça uma pesquisa de mercado 

Faça uma pesquisa online, visite o bairro em que você planeja morar – ainda existem muitos proprietários que não colocam os anúncios na internet –, então procure uma imobiliária e analise todas as opções que ela possui.

Garantias 

Para proteger o locador ou mesmo o locatário na hora de alugar um imóvel, geralmente são pedidas garantias da locação. São elas as mais comuns:

Fiador 

Essa ainda é uma das formas de garantia mais conhecidas, embora não seja mais tanto utilizada. Nessa modalidade, um terceiro se responsabiliza obrigatoriamente perante o credor, ele é quem será cobrado em caso de inadimplência do contrato.

Seguro Fiança 

Essa opção não é tão vista, embora esteja crescendo em novos contratos. Aqui o locador é representado por uma seguradora.  Há um valor pago mensalmente e, em caso de inadimplência o dono do imóvel recebe os pagamentos através da seguradora, garantindo os valores da locação.

Imóvel em Garantia

Nesse caso, a garantia de locação é dada por meio da hipoteca de um imóvel, que fica vinculado ao contrato de locação e poderá ser penhorado caso ocorra inadimplência por parte do inquilino. Para optar por essa modalidade, o inquilino deve apresentar a escritura pública do imóvel quitado, para que a hipoteca seja realizada diretamente no cartório e registrada na matrícula do imóvel dado em garantia. Se não houver nenhum débito relativo à locação, na rescisão do contrato deve ser emitida uma carta para dar baixa na hipoteca no cartório de registro de imóveis e liberar o imóvel da restrição.

CredPago

Para quem não possui um fiador e quer facilitar o processo de aluguel de um imóvel, pode optar pela garantia CredPago. De acordo com Jardel Cardoso, CEO da CredPago, a ideia dessa modalidade é simplificar e tornar ainda mais ágil o processo, sem abrir mão da segurança do proprietário. Nessa modalidade, o cadastro é analisado em menos de 1 minuto e, se aprovado, o inquilino recebe em seu e-mail os termos do contrato com a CredPago para leitura e aceite. Entre as vantagens dessa forma de garantia estão:

  • economia de tempo, já que a análise de crédito é feita em menos de 1 minuto;
  • redução de gastos com burocracia, já que não há necessidade de cópias e autenticações de documentos;
  • múltiplas opções de pagamento: o inquilino pode pagar via boleto, TED, PIX e até em dois cartões de crédito

Titulo de Capitalização

Nessa modalidade de garantia, o inquilino adquire um título de capitalização, que poderá ser usado como pagamento em caso de inadimplência. O título de capitalização é um produto vendido por uma seguradora e o valor gasto nele ficará parado por um prazo predeterminado em uma conta da seguradora. O valor vai depender do custo do aluguel e outros encargos, como IPTU e condomínio. Caso o inquilino não cometa nenhuma infração e cumpra com suas obrigações de aluguel, poderá resgatar todo o valor do título de capitalização no término do contrato de locação. Além disso, também pode participar de sorteios, como em todo título de capitalização.

Condições do imóvel 

A lei do inquilinato é bem clara em relação ao estado de conservação do imóvel. Por ela, é determinado que o imóvel esteja em boas condições de uso para se viver. Isso significa que as peças sanitárias devem estar instaladas no imóvel, bem como as ligações de luz e água devem estar funcionando corretamente.

Não podem existir infiltrações, vazamentos ou mofos que possam trazer risco de saúde ou vida para quem reside no local.

Vistoria documentada 

Aliás, é importanto que você tenha uma vistoria documentada com todos os detalhes do imóvel. Afinal, essa vistoria deve ser realizada em cada cômodo e deixar claro qualquer detalhe da locação, como janelas com dificuldade de abrir, azulejos rachados, pintura, estado de elétrica, hidráulica, entre outros.

Aliás, uma boa vistoria deve até mesmo verificar possíveis problemas em relação a estrutura, analisando rachaduras e outros pontos do imóvel.

Contrato 

É preciso ficar atento ao contrato na hora de locar um imóvel. Se precisar, tire um tempo para ler à respeito da lei do inquilinato e não aceite cláusulas abusivas.

Além dos principais itens do documento, deve ser mencionado o prazo total da locação, o prazo mínimo da mesma, o valor do aluguel, o endereço do imóvel,  regras para desistência do aluguel antes do prazo estipulado e as taxas para fins de reajustes, pois pode ocorrer uma vez no ano e de acordo com o índice estipulado em contrato.

 Saída do imóvel

O momento da entrega das chaves tem sido motivo de muita discussão entre inquilinos e proprietárias/imobiliárias. Isto porque, pode ser que o inquilino tenha regras abusivas. Um grande exemplo é a exigência em relação a pintura. Por isso os proprietários costumam exigir marca e cor, porém essa exigência não pode ser feita.

Portanto, em relação às contas geradas durante a moradia, todas devem ser quitadas. E o imóvel deve ser entregue nas mesmas condições em que foi alugado, a fim de que possa ser alugado novamente sem grandes problemas ou perda de tempo.

Direitos e deveres 

É claro que existe a necessidade de garantir seus direitos, mas a Lei 8.245 do ano de 1991, mais conhecida como lei do inquilinato, não fala apenas sobre os direitos dos inquilinos, mas também dos seus deveres.

Portanto, uma das dicas imprescindíveis é que o inquilino leia um pouco mais sobre as regras que deve seguir e o que exatamente essa lei diz em relação as suas obrigações. Entre as obrigações de quem aluga um imóvel está mantê-lo em ordem e cuidar do local como se fosse de sua propriedade, além de devolvê-lo nas mesmas condições que o recebeu.

Impostos de uma locação 

O locador tem a obrigação de custear todos os custos de obras, instalações e despesas em áreas comuns.

Agora que você sabe todas as etapas para alugar um imóvel, nosso site para alugar o imóvel ideal para você!


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 2 =

× Como posso te ajudar?