Uma das primeiras abordagens que o proprietário escuta ao colocar o imóvel para venda é “Você aceita permuta?”. E aí o que você faz? Em contrapartida, muitos compradores estão em busca do imóvel que atenda às suas necessidades, ocasionalmente o encontram e até tem algo para oferecer em troca na negociação, mas não fazem ideia de como funciona a permuta. Saiba tudo sobre o assunto em nosso post, confira!


O que é permuta?

Resumidamente, permuta de imóveis é uma alternativa de negócio que consiste na troca de bens entre duas partes ao mesmo tempo. Nessa circunstância, podem ser apartamentos, casas, terrenos e até mesmo salas comerciais.

A permuta de imóveis não exige que os valores entre as propriedades sejam equivalentes para a troca. Desse modo, é possível que nessa troca exista uma compensação financeira acordada entre as partes envolvidas. No entanto, o processo pode ser um pouco complicado, devido aos detalhes desse tipo de negociação.


Como funciona a permuta

Diferente da compra e venda, a permuta de imóveis não demanda que o pagamento ocorra em dinheiro e sim por meio de bens equivalentes. Dessa forma, é interessante ter em mente que boa parte das permutas não ocorrem na troca por imóveis de mesmo valor, já que fatores como localização influenciam de maneira significativa no valor de mercado.

Entretanto, há também a alternativa de liquidar uma possível diferença em dinheiro, sendo essa uma opção aplicada a qualquer tipo de imóvel, casa, apartamento, lote ou imóvel a ser construído. É possível até que se faça contrato de permuta de um lote para construção de um determinado condomínio em troca de unidades depois de finalizado o empreendimento.

Existem duas maneiras de se realizar a permuta de imóveis:

– por meio da troca de um ou mais bens com valor de mercado equivalente;
– por meio da troca de um ou mais bens com pagamento de valor adicional (torna).

Das possibilidades apresentadas, as que mais acontecem e por consequência tem mais chance de fechamento, são as que possibilitam ao vendedor receber além do imóvel, um valor em dinheiro que pode equivaler a 50% ou 60% do valor acordado. Porém, uma torna com um percentual maior pode dificultar o fechamento.


Dito isto, veja como funciona na prática:


Análise do bens: Já que é uma troca, é necessário pesquisar minuciosamente os imóveis, tanto físico quanto documental. Assim, contar com ajuda profissional para avaliar os imóveis é fundamental para o negócio.

Escolha do tipo de permuta: Como dito anteriormente, existem dois tipos de permuta, com torna, que acontece quando o comprador tem um bem imóvel com valor menor que o pretendido e sem torna, que ocorre quando os bens imóveis são equivalentes.

Documentação: Essa é a parte burocrática do processo, pois para fazer o contrato de permuta, deve-se ter em mãos a documentação do vendedor, do comprador e dos imóveis.

Contrato: Com os documentos em mãos, a avaliação dos imóveis e tipo de permuta, agora é a hora de findar o contrato. Para isso, ele deve ser escrito por profissionais especializados, como um corretor de imóveis e conter todos os detalhes da troca.

Assinatura do contrato: Para assinar o contrato, é necessário buscar ajuda de um profissional, como falado. Só assim você estará dentro da lei — e mesmo que você confie ou seja amigo do outro comprador, o melhor é fazer as coisas do jeito certo e legal.

Assim, após a leitura e todas as partes estiverem de acordo, vocês podem assinar o contrato e registrá-lo em um cartório da cidade.


Quando optar pela permuta

Existem várias razões para optar pela permuta ao comprar ou vender um imóvel, dentre elas está o interesse em um imóvel em determinada região, adequar a forma de pagamento para quem quer se mudar mas não dispõe da quantia suficiente para o negócio, entre outras situações.

Veja opções de imóveis na Asa Norte – CLIQUE AQUI
Veja opções de imóveis na Asa Sul – CLIQUE AQUI


Cuidados ao fazer uma permuta


Parece muito simples, mas nem tudo é um mar de rosas. Existem alguns cuidados a serem tomados quando se faz esse tipo de negociação. Dentre eles:

Preços de mercado: Para não pagar mais ou menos pelo imóvel, é recomendado comparar os preços de mercado. Por isso uma boa avaliação dos imóveis é imprescindível.

Motivos da permuta: Entenda o que levou o comprador ou o vendedor a fazer a permuta, dependendo da resposta é melhor procurar outra solução.

Quem paga a comissão: Como fazer uma permuta envolve duas vendas conjuntas de uma vez, é necessário a ajuda de um corretor de imóveis. O justo é que, tanto comprador quanto vendedor, dividam a comissão para fechar o negócio. Da mesma forma, é comum no mercado o comprador pagar a comissão no percentual equivalente ao do imóvel pretendido e o vendedor pagar a comissão do percentual acordado com a imobiliária ou na negociação entre as partes. Em todo caso, isso é colocado em contrato, podendo ser discutido e acordado.


Como funciona a permuta na Declaração do Imposto de Renda

Quando não há torna, ou seja, quando não há necessidade de complementação financeira, a Receita Federal entende que o valor da propriedade permanece sendo o mesmo que foi declarado pelo antigo dono. Portanto, se este for o caso, a transação imobiliária fica isenta de imposto de renda.

Agora, se existir torna, pois os valores são diferentes, o Imposto de Renda deve ser pago por quem recebeu a quantia excedente. Entretanto, vale lembrar que todos os redutores do IR de ganho de capital sobre o imóvel ainda são aplicados. Ou seja, o valor do IR será proporcional, pois quanto menor a torna, menor será o ganho capital.



Gostou do nosso post? Então não deixe de curtir a nossa página no Facebook e o nosso perfil no Instagram, lá você fica por dentro de todas novidades e informações do mercado imobiliário, além das ótimas ofertas de imóveis que aparecem por lá.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + nineteen =

× Como posso te ajudar?